Bienal do Livro de São José abre credenciamento para expositores da 2ª edição em outubro

A Prefeitura de São José publicou o edital de chamamento para o credenciamento de expositores da 2ª Feira do Livro de São José, que será realizada entre os dias 23 e 26 de outubro de 2025, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), localizado na Avenida Acioni Souza Filho, a Beira-Mar de São José. Podem se inscrever pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, como livreiros, editoras, distribuidoras e escritores independentes.
Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, serão selecionados até 24 expositores, que ficarão isentos de taxas de ocupação dos espaços. O objetivo é ampliar a diversidade literária e fortalecer o acesso à leitura no município. “Nosso compromisso é transformar São José em referência cultural, e a Bienal do Livro é uma das maiores expressões desse objetivo, porque incentiva a educação, a criatividade e o pensamento crítico”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira.
As inscrições para expositores são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro de 2025, por meio do formulário disponível no site da Prefeitura de São José (www.saojose.sc.gov.br). O edital completo está disponível também no portal oficial e pode ser solicitado pelo e-mail bienal2025.smct@gmail.com.
A análise das propostas será feita por uma comissão intersetorial formada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Fundação Municipal Educacional, Guarda Municipal, Academia de Letras, Conselho Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores. O resultado com os expositores habilitados será publicado até o dia 10 de outubro de 2025.
Expectativas e impacto cultural
Na última edição, em 2022, a Bienal reuniu cerca de 50 mil visitantes em cinco dias de evento, com feira de livros, lançamentos de obras, apresentações artísticas, contações de histórias, feira de artesanato e gastronomia. Para este ano, a programação deve incluir ainda atrações culturais, apresentações folclóricas e oficinas, repetindo a fórmula de sucesso que consolidou o evento como parte do calendário cultural josefense.
A jovem criadora de conteúdo literário Izadora do Amaral Castro contou que está ansiosa pela nova edição. “A confirmação de que São José terá novamente um evento desse porte é muito especial. Sentíamos falta de mais espaços voltados para a leitura, e acredito que essa Bienal vai trazer muitas oportunidades para a população. Agora ficamos na expectativa da programação oficial”.
Já a influencer catarinense Letícia Mees, de 22 anos, comemorou a iniciativa: “Muitos eventos literários acontecem em grandes centros, como Rio e São Paulo, e nem sempre conseguimos participar. Ter uma Bienal em Santa Catarina aproxima o público, fortalece a cena literária e pode atrair novos leitores. É uma conquista para todos nós”.
Como participar
Serviço:
Evento: 2ª Feira do Livro de São José (Bienal do Livro 2025);
Data: 23 a 26 de outubro de 2025;
Local: Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati);
Horários:
23/10 (quinta-feira) – 14h às 20h
24/10 (sexta-feira) – 10h às 20h
25/10 (sábado) – 10h às 20h
26/10 (domingo) – 10h às 16h